Professor João Joraci completa 65 anos na educação e 33 anos de contribuição na APAE de Nova Esperança

InícioEducaçãoProfessor João Joraci completa 65 anos na educação e 33 anos de contribuição na APAE de Nova Esperança

O professor João Joraci Zanchetti, nascido em 15 de janeiro de 1944, em Getulina, São Paulo, filho de Paulino Zanchetti e Ana Dal Maso, chegou a Uniflor em 23 de setembro de 1953, aos 9 anos. Lá, seu pai coordenou a criação da Escola São Sebastião, onde João concluiu as três séries do Ensino Primário. Em 1958, ele concluiu a 4ª série na Casa Escolar de Uniflor.

Com apenas 15 anos, João foi nomeado professor primário em Nova Esperança, conforme Portaria n.º 1095 de 1º de dezembro de 1959, trabalhando na Escola São Sebastião. Em 1961, com a emancipação de Uniflor, ele foi nomeado professor no novo município, onde atuou na Escola da Fazenda Marianina e depois retornou à Escola São Sebastião, permanecendo até 1970.

João concluiu o 1º Grau no Colégio Estadual Marquês de Herval de Uniflor em 1970 e o Magistério no Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança em 1973. Ele também se formou em Ciências pela FAFIPA/Paranavaí e em Matemática pela FAFIMAN/Mandaguari, com pós-graduações em Pedagogia Religiosa pela PUC/Curitiba, Arte, Educação e Terapia, Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz/Curitiba, e Especialização em Deficiência Mental pela UEM/Maringá.

Em Uniflor, João atuou em várias funções, desde professor primário até diretor do Departamento de Educação, passando por coordenador de projetos educacionais e sociais. Em 1989, foi convidado para trabalhar em Nova Esperança, onde assumiu a Secretaria da 33ª Inspetoria Auxiliar de Ensino.

Em 1º de agosto de 1991, João foi convidado pelo então prefeito para dirigir a APAE de Nova Esperança, onde inicialmente ficaria por apenas oito dias, mas acabou permanecendo por 33 anos. Durante esse tempo, ele também assumiu a Secretaria da Assistência Social entre 1997 e 2000, implementando diversos programas sociais e de apoio comunitário.

Na APAE de Nova Esperança, João atuou como diretor escolar até 2018 e, desde então, continua desenvolvendo trabalho voluntário como presidente da instituição. Ele implementou projetos como a reciclagem de lixo, o bazar beneficente e o projeto “Eu Coopero com a Inclusão” em parceria com o SICREDI.

João Joraci recebeu diversas honrarias, incluindo o título de Cidadão Honorário de Uniflor, a Medalha de Mérito Estudantil da Loja Maçônica Nova Esperança, e um título de Mérito Comunitário concedido pela Câmara Municipal de Nova Esperança. Ele expressa grande orgulho por ser lembrado pelos seus ex-alunos como “Professor Juraci” e por fazer a diferença na vida deles.

“A APAE é minha vida, faço meu trabalho com muito amor, espero poder sempre colaborar para o bem desta escola e destes alunos que tanto amo”.

Texto adaptado do Jornal Noroeste.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋