Os candidatos que não compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devido a problemas logísticos ou doenças especificadas no edital podem solicitar a reaplicação dos exames, programada para os dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma oportunidade para reaplicação. A solicitação deve ser feita através da Página do Participante, entre 11 e 15 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará cada pedido juntamente com a documentação enviada.
O candidato deve pedir reaplicação apenas para o dia que faltou. Se houve problemas no primeiro dia do exame, a presença no segundo é obrigatória. Se estiver afetado por problemas logísticos ou doenças contagiosas na data da prova, como especificado no edital, poderá solicitar reaplicação para esse dia específico.
Entre as doenças listadas no edital estão: tuberculose, coqueluche, difteria, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, entre outras. Problemas como desastres naturais, falhas na infraestrutura do local, falta de energia que impeça a visibilidade pela ausência de luz natural, entre outros erros de procedimento também são causas consideradas para reaplicação.
Para justificar a ausência, o candidato deve enviar documentos legíveis que comprovem a situação, como atestados médicos com assinatura e CRM do profissional, especificando a Classificação Internacional de Doenças (CID 10). Embora o pedido de reaplicação seja avaliável, somente será aceito se aprovado pelo Inep.
A reaplicação manterá o mesmo formato da aplicação regular, com 180 questões distribuídas nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma dissertação-argumentativa. As provas, contudo, apresentarão questões distintas das apresentadas anteriormente.
Os candidatos terão apoio de tradutor-intérprete de libras e leitor para inclusão. Informações sobre aprovação dos pedidos, locais e horários estarão na Página do Participante. Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados junto aos regulares, em 13 de janeiro de 2025.