Nesta semana o prefeito de Mandirituba, Luis Antônio Biscaia, formalizou o compromisso de adesão ao programa Escola em Tempo Integral, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa em destaque visa fomentar a implementação de matrículas em regime integral em todas as fases e formas do ensino fundamental e médio. O propósito subjacente é ampliar a qualidade do ensino público, elevando os níveis de rendimento acadêmico e o progresso abrangente de bebês, crianças e adolescentes. Além disso, a empreitada também oferece assistência técnica e aporte financeiro federal aos municípios que optam por se engajar.
Maria Aparecida Claudino Biscaia, Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, destacou a importância da adesão para a comunidade educativa local. ”O programa representa uma oportunidade única para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, preparando os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para a formação cidadã e o desenvolvimento pleno de suas potencialidades”, ponderou.
Luis Antônio Biscaia, prefeito, discorreu sobre os progressos conquistados pelo sistema educacional de Mandirituba. “A adesão ao Programa Escola em Tempo Integral representa um passo significativo em direção a um futuro educacional mais promissor para nossos jovens. Estamos empenhados em elevar os padrões da educação em Mandirituba, oferecendo aos alunos oportunidades ampliadas de crescimento e aprendizado.”
No presente momento, 16% das crianças registradas na rede municipal aderem ao horário integral. A Secretaria objetiva incrementar essa cifra gradualmente, visando atingir a proporção de 25% até o ano de 2024. Tal intento se harmoniza com os alvos delineados nos planos educacionais em âmbito federal, estadual e municipal.
Texto adaptado: O Regional.