No primeiro semestre de 2024, o Paraná apresentou um crescimento de 4% no volume de serviços prestados por empresas, um índice 2,5 vezes superior à média nacional, que foi de 1,6% no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o estado também registrou um desempenho superior à média nacional no setor de turismo.
Entre maio e junho, o volume de serviços prestados no Paraná aumentou em 3%, o que representa a segunda maior contribuição para o crescimento do setor no Brasil, segundo o IBGE. O estado ficou atrás apenas de São Paulo, que teve uma variação de 2,6% entre os dois meses, mas com um impacto maior no volume total nacional.
Comparando junho de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, o volume das atividades de serviços no Paraná cresceu 2,1%. Nos últimos 12 meses analisados pelo IBGE, o estado acumulou uma alta de 7,4%.
Todos os setores de serviços definidos pelo levantamento registraram crescimento no Paraná em 2024. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 4,4%, seguidos pelos serviços prestados às famílias (4%), serviços de informação e comunicação (3,8%) e serviços de transportes e correios (2,2%). O maior crescimento foi registrado na categoria “outros serviços”, com 8,3% de janeiro a junho.
Turismo em alta
O setor de turismo, analisado separadamente pelo IBGE devido à sua importância econômica, também apresentou forte crescimento no Paraná. O estado registrou um aumento de 2,1% no turismo entre maio e junho e uma alta acumulada de 5% nos seis primeiros meses de 2024, quase quatro vezes acima da média nacional, que foi de 1,3% no ano. Este foi o quarto melhor resultado do semestre, atrás de Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Comparado com junho do ano passado, o aumento no Paraná foi de 5,8%, enquanto a média nacional foi de 3,9%.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE acompanha o comportamento do setor, investigando a receita bruta de serviços em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais empregados, excluindo as áreas de saúde e educação. Os resultados completos estão disponíveis no sistema Sidra, do IBGE. A próxima divulgação, referente a julho, será em 11 de setembro.
Texto adaptado do União Metropolitana Curitiba.