Pix se consolida como principal meio de pagamento na Black Friday 2024

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Contagem regressiva para uma das datas mais aguardadas pelo comércio no Brasil. Faltam cerca de três semanas para a Black Friday 2024, marcada para o dia 29 de novembro e os dias próximos. Este ano, o Pix desponta como protagonista. Segundo a plataforma eletrônica OLX, sete em cada dez entrevistados planejam utilizar o Pix para assegurar mais descontos no pagamento à vista. A pesquisa também indica que uma parte significativa dos consumidores (27%) pretende gastar mais de R$ 1 mil nas compras.

O Pix se destaca não apenas entre os consumidores, mas também como método preferido de pagamento para quase metade dos microempreendedores individuais do Brasil, com 48%. Além disso, 97% dos empreendedores aceitam o Pix como forma de pagamento. Este método representa 51% ou mais do faturamento de vendas de produtos. Valdir Oliveira, gerente de Serviços Financeiros do Sebrae, destacou que o Pix tem sido crucial para a bancarização dos pequenos negócios, promovendo o acesso a movimentações bancárias e instituições financeiras. Isso facilita o crédito, superando a barreira que a falta de informações precisas impõe aos bancos para avaliar crédito e risco desses clientes.

Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, enfatiza a importância do planejamento para que os donos de pequenos negócios se destaquem na Black Friday, tanto no comércio físico quanto digital. Planejamento de estoque, negociação com fornecedores, parcerias, capacitação da equipe e organização do ambiente são iniciativas fundamentais. “Para ter sucesso, o primeiro grande cuidado que os empreendedores precisam ter diz respeito ao estoque. Só consegue vender bem quem compra bem. O empresário não consegue vender bem tendo prejuízo. Por isso, negociar boas condições com os fornecedores é fundamental”, analisa Enio.

Ainda segundo Enio, o trabalho não termina em 29 de novembro. É essencial transformar o cliente em um admirador do estabelecimento, garantindo seu retorno. Um dos métodos é manter uma forte presença digital da empresa. “O mercado hoje é físico e digital, tudo junto e misturado. Por isso, a presença digital do negócio tem que estar consolidada. O que significa ter um conteúdo atraente no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas”, exemplifica.

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