O cronograma de investimentos do Lote 2 das estradas do Paraná, que abrange trechos do Litoral, Curitiba, Campos Gerais e Norte Pioneiro, está em progresso. Algumas das obras mais aguardadas do contrato de concessão receberam recursos garantidos após a EPR Litoral Pioneiro assegurar um financiamento de R$ 6,4 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta quarta-feira (29). Com os recursos disponíveis, os projetos para duplicação de 350 quilômetros de rodovias e para a construção de terceiras faixas na BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, devem ter início ainda neste ano. Segundo a EPR Litoral Pioneiro, as obras irão aumentar em 66% a capacidade de transporte de cargas e reduzir em cerca de 20% o tempo de viagem nas estradas ampliadas, garantindo mais segurança e eficiência no sistema rodoviário paranaense.
“É um setor extremamente estratégico para o escoamento da produção brasileira, ligando regiões importantes ao Porto de Paranaguá. A eficiência está no centro deste contrato. Prova disso são as tarifas, que são 31% menores do que nos contratos anteriores”, declarou o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga. As obras deverão começar até o terceiro ano da concessão e precisam ser concluídas até o sétimo ano do contrato. No período, os trechos deverão receber aproximadamente R$ 8 bilhões em investimentos, dos quais parte será financiada pelo BNDES. Durante os 30 anos de contrato de concessão, serão investidos R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação de 605 quilômetros de rodovias. O planejamento total inclui 350 quilômetros de duplicações, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais, 73 quilômetros de ciclovias e 52 passarelas.
Nos anos iniciais do contrato, a maior parte dos investimentos será destinada às duplicações e à construção de faixas adicionais na BR-277, no trecho da Serra do Mar, considerada uma das intervenções mais impactantes do lote. Dos 350 quilômetros a serem duplicados, o maior trecho está na PR-092, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina, com 123,8 quilômetros. Além disso, serão duplicados 75 quilômetros da BR-369 entre Cornélio Procópio e Jacarezinho, 59 quilômetros da PR-151 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva e 14 quilômetros entre Paranaguá e Pontal do Paraná. Outros trechos contemplados incluem a BR-153, PR-855, PR-092 e PR-239.
No caso da BR-277, o contrato prevê uma ampliação considerável no trecho entre Curitiba e Paranaguá, que ganhará pistas em quase todo o percurso já duplicado. A rodovia também contará com sete novos viadutos e duas correções de traçado para aumentar a segurança. Será ainda instalada uma área de escape no km 46, em uma curva fechada com descida íngreme, além de um sistema de iluminação em trechos da serra entre os km 31,5 e km 46,5, totalizando 15 quilômetros de nova iluminação viária. Esse é o segmento mais sinuoso da Serra do Mar.
As obras do Lote 2 beneficiarão mais de 4 milhões de paranaenses e trarão melhorias às cidades de Andirá, Antonina, Arapoti, Bandeirantes, Cambará, Carambeí, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatiguá, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz. A EPR venceu a concessão do Lote 2 das rodovias do Paraná em 2023, em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa também será responsável pelo Lote 6, que abrange rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, com previsão de R$ 20 bilhões em investimentos para 662 quilômetros de rodovias. Esse contrato prevê a duplicação de 70% das estradas e deve ser assinado ainda neste trimestre.