Detran-PR torna obrigatória a digitalização de documentos por despachantes em 120 dias

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O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) implementou uma nova medida para modernizar os trâmites relacionados a veículos no Estado. A partir de uma Ordem de Serviço (nº 001/2025), publicada no Diário Oficial, todos os despachantes deverão digitalizar e inserir no sistema do Detran-PR os documentos referentes aos processos realizados. Essa mudança busca substituir totalmente os documentos físicos, garantindo maior agilidade e transparência nos serviços prestados à população. Os profissionais terão o prazo de 120 dias para se adequarem à nova exigência.

Os despachantes continuarão responsáveis pelos mecanismos de proteção das documentações, como já acontece com os documentos físicos. A medida também reforça a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com isso, o processo como um todo terá maior segurança, beneficiando tanto os cidadãos quanto os profissionais do setor.

Atualmente, mais de 30 serviços podem ser realizados no Paraná por meio de despachantes, incluindo primeiro emplacamento, transferência de propriedade de veículos, segunda via do Certificado de Registro de Veículos (CRV), comunicação de venda, vistorias, emissão de certidões e baixa de veículos, entre outros. O Estado conta com 1,2 mil despachantes regularmente habilitados pelo Detran-PR, que oferecem atendimentos personalizados em diversas unidades. Entre as vantagens está a possibilidade de execução dos serviços em qualquer dia da semana, como em feirões de vendas realizados aos finais de semana, onde transferências podem ser concluídas no mesmo dia, otimizando o processo para vendedores e compradores.

“Esta nova medida traz benefícios como a redução de custos com o armazenamento físico de documentos e maior segurança no tratamento das informações. Além disso, o sistema digitalizado permitirá que os processos sejam localizados de forma mais rápida”, explicou o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado. Os novos procedimentos foram apresentados nesta semana ao vice-governador Darci Piana e a representantes do Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Paraná (Sindepar) e do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Paraná (CRDD-PR). “Este é um momento muito importante para a categoria dos despachantes, pois traz avanços significativos na prestação de seus serviços e possibilita um atendimento ainda mais qualificado para a população paranaense”, declarou Douglas Bienert, presidente do CRDD-PR.

Com a digitalização, o tempo e o espaço necessários para gestão dos documentos serão reduzidos. Atualmente, os processos físicos precisam ser armazenados pelo Detran-PR por pelo menos cinco anos, mas, com o novo sistema, os arquivos digitais estarão disponíveis rapidamente, reduzindo o prazo necessário, que hoje pode ser de até três dias para localizar uma cópia. Além disso, a eliminação da necessidade de deslocamento para entrega de documentos beneficiará principalmente os despachantes que atuam longe das unidades do Detran, resultando em economia de tempo e transporte.

“Trará ainda mais agilidade aos processos na área de veículos. Sem dúvidas, este é um avanço importante e demonstra a preocupação do Detran-PR e dos despachantes paranaenses em aprimorarem seus procedimentos, visando melhor atender o cidadão paranaense”, afirmou Marcos dos Santos Junior, presidente do Sindepar.

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