O verão, conhecido pelas altas temperaturas, também traz chuvas frequentes no Litoral do Paraná. Apesar disso, os veranistas seguem aproveitando as praias da região, mesmo com os episódios de precipitação registrados nesta semana.
Segundo a Defesa Civil, a expectativa é de que as chuvas diminuam a partir desta quarta-feira (8), quando o acumulado deve atingir 20 milímetros. “Nos próximos dias, a tendência é o tempo melhorar na maioria dos municípios, com exceção de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que ainda permanecem com 20 a 30 milímetros até quinta-feira (9)”, afirmou o capitão Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil.
A capitã Tamires Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), reforça a importância de seguir medidas de segurança durante a permanência nas praias, especialmente em dias chuvosos. “Procure sempre o local protegido por guarda-vidas. Obedeça à sinalização por bandeiras e placas, e supervisione constantemente as crianças, mantendo-as próximas e, no máximo, a um braço de distância. Além disso, se fizer consumo de álcool, não entre no mar”, orienta a capitã.
Durante tempestades, o risco de raios se torna uma preocupação extra. “Em caso de descarga elétrica, o serviço de guarda-vidas será encerrado, o que será indicado com a bandeira dupla vermelha, sinalizando a interdição da praia. Nessa situação, é fundamental baixar os materiais de imediato e procurar um local seguro, longe de postes e árvores, preferencialmente uma edificação de alvenaria equipada com proteção contra descargas elétricas”, alertou Tamires. Ela destacou ainda a necessidade de evitar objetos metálicos altos, como guarda-sóis, e de sair imediatamente da água, pois a salinidade aumenta o risco de descargas elétricas.
Para garantir a segurança dos banhistas, o Corpo de Bombeiros está atuando em diversos pontos do Litoral com guarda-vidas nos postos de atendimento, nas areias e na água. A operação também conta com o suporte de helicópteros e drones tecnológicos, que já realizaram 96 patrulhas na temporada. Desde o dia 14 de dezembro, mais de 660 resgates no mar foram efetuados, além do registro de 44 casos de afogamento.
Quem prefere evitar a praia em dias chuvosos pode aproveitar as atividades oferecidas pelo Governo do Paraná na Arena do Verão Maior Paraná, localizada em Caiobá, na Avenida Atlântica. A estrutura conta com a Arena Gamer, que funciona das 15h às 21h, de terça a domingo, com diversas plataformas de jogos eletrônicos disponíveis ao público.
A Defesa Civil Estadual, em parceria com o Simepar, CEMADEN e INPE, mantém o monitoramento das condições climáticas a partir de uma base em Praia de Leste. Alertas sobre mudanças no tempo são enviados à população por SMS, WhatsApp ou Telegram. O cadastro para o recebimento pode ser feito pelo site da Defesa Civil do Paraná.
A programação completa do Verão Maior Paraná, que inclui 33 shows nacionais gratuitos e mais de 48 apresentações de artistas paranaenses, está disponível no site pr.gov.br/verao, com eventos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Caiobá, São Pedro do Paraná e Porto Rico. Também há atividades esportivas sendo realizadas nas praias do Litoral e na região Noroeste do estado.