Aniversário de 22 anos do MON terá entrada gratuita, exposições inéditas e atrações artísticas

InícioCulturaAniversário de 22 anos do MON terá entrada gratuita, exposições inéditas e atrações artísticas

Na sexta-feira, 22 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer comemorará 22 anos com entrada gratuita para todos os visitantes. Na ocasião, serão inauguradas três exposições inéditas. A celebração também inclui melhorias na infraestrutura, como novos guarda-volumes, iluminação externa e bilheteria, além de performances e apresentações musicais.

As novas exposições incluem “O Olho da Noite” de Jean-Michel Othoniel; “Afinidades III – Cochicho, Luiz Zerbini”, ambas com curadoria de Marc Pottier; e “Convivendo em Harmonia com a Impermanência”, com curadoria de Géraldine Lenain.

“O Olho da Noite” apresenta obras do artista francês Jean-Michel Othoniel nos espaços do Olho e Araucária, além da área externa. A sala expositiva do Olho se transforma num planetário com 12 esculturas em vidro soprado representando signos do zodíaco. A mostra exibe 25 obras de grandes dimensões utilizando vidro espelhado, aço inoxidável, e outros materiais.

“Afinidades III – Cochicho” na Sala 7, é a terceira edição de um projeto iniciado em 2021. Luiz Zerbini selecionou obras sobre natureza de cinco artistas paranaenses: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud, e Theodoro de Bona. As edições anteriores envolveram artistas paranaenses e, posteriormente, mulheres de todo o Brasil.

“Convivendo em Harmonia com a Impermanência” é parte da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, que oferece experiências imersivas, videoinstalação e um Museu Virtual. O acervo asiático do MON, doado por Fausto Godoy, já alcançou o público do Interior do Paraná e agora se renova sob a curadoria de Géraldine Lenain.

As apresentações da performance “Minha Casa no Ar”, da artista sul-coreana Jisoo Yoo, acontecem em 22 de novembro, às 11h, e nos dias seguintes às 11h e 16h. A performance explora o espaço através de uma casa inflável, oferecendo um novo olhar sobre habitação. No mesmo dia, às 16h, a Orquestra Garoto Cidadão Araucária apresentará o VII Concerto Itinerante “Trilhas – Uma Vivência Sonora” entre as salas 1 e 4 do MON.

Compartilhe esta publicação