Copel fornece orientações para assegurar segurança na instalação e uso de decoração natalina

InícioGeralCopel fornece orientações para assegurar segurança na instalação e uso de decoração natalina

Com a proximidade do Natal, as luzes e outros adornos começam a enfeitar as ruas e praças das cidades, assim como ambientes internos de residências e empresas. A Copel destaca a importância de cuidados simples desde a aquisição dos produtos até a desmontagem após as festas, visando à segurança na montagem e manuseio de itens conectados à energia elétrica.

O técnico de segurança Fábio Luiz Pinheiro Maciel enfatiza precauções desde a etapa inicial da decoração, como observar a procedência dos produtos, priorizando itens com selo do Inmetro.

“É importante fazer uma inspeção minuciosa na fiação a ser reutilizada, e mesmo na fiação nova. Esse material que ficou guardado por um tempo pode ter fios ressecados, com a parte metálica à mostra. Neste caso, a melhor alternativa é o descarte e substituição”, recomenda.

Outro ponto de atenção é a especificação do ambiente apropriado para o uso de cada material, especialmente para itens utilizados em ambientes externos. Equipamentos fabricados para resistir à exposição ao sol e chuva são essenciais nessas situações. O uso de extensões deve ser restrito ao necessário, sem emendar extensões diferentes, e o uso de “T” ou benjamim para ligar vários equipamentos na mesma tomada não é recomendado, sendo preferível o uso de um filtro de linha com fusível de proteção.

Com a popularização das lâmpadas de LED, que consomem menos energia e reduzem os riscos de sobrecarga, a Copel incentiva seu uso. Além de economizar energia, as lâmpadas LED diminuem o aquecimento e o risco de incêndio. A desativação da decoração sempre que o ambiente estiver vazio por períodos prolongados também é recomendada.

Veja as principais dicas da Copel para garantir a segurança das instalações:

 – Inspecione fios, conexões e plugues antes de utilizá-los. Não use fios que estejam com a proteção descascada.

– Evite o uso de extensões e prefira ligar um equipamento em cada tomada. Se necessário, opte pelo filtro de linha.

– Em decorações externas, certifique-se de que o trabalho em altura seja feito conforme as normas de segurança e atente-se à distância da rede elétrica da rua.

Compartilhe esta publicação