O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), anunciou nesta quinta-feira (30) o consórcio vencedor da licitação para duplicar e restaurar a PRC-466 entre Pitanga e Turvo, no Centro do Paraná. O trecho de 45,5 quilômetros terá nova pista em pavimento rígido de concreto, enquanto a pista existente passará por restauração com a técnica whitetopping, que utiliza o pavimento asfáltico como base para o concreto.
O consórcio formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda. apresentou uma proposta no valor de R$ 514.230.020,00, que foi analisada e aprovada pela comissão de contratação do DER/PR. As demais participantes da licitação que desejarem apresentar recursos contra o resultado têm três dias úteis para fazê-lo, após manifestarem sua intenção.
As pistas projetadas terão placas de concreto com 22 centímetros de espessura, garantindo uma vida útil estimada de 30 anos. O tráfego será separado por um canteiro central em quase toda a extensão, exceto na área urbana de Pitanga, onde será instalada uma barreira central do tipo New Jersey, além de barreiras laterais devido à proximidade das vias marginais.
O projeto inclui três viadutos do tipo Diamante, que permitem entrada e saída pela faixa direita em ambos os sentidos. Dois deles estarão no perímetro urbano de Pitanga, nos entroncamentos com a PR-239 e a Avenida Universitária. O terceiro será construído no entroncamento com a PR-456, que dá acesso a Santa Maria do Oeste. Adicionalmente, duas novas pontes paralelas às existentes serão erguidas: uma sobre o Rio Carazinho, entre os entroncamentos com a PR-456 e a PR-820, acesso para Boa Ventura de São Roque; e outra sobre o Rio Bonito, entre a PR-820 e Turvo.
Uma passarela para pedestres será construída no trecho entre os dois viadutos em Pitanga. Além disso, nove retornos em nível, um sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos de ônibus e iluminação nos viadutos e retornos fazem parte das melhorias previstas no contrato.
Essa obra será desenvolvida sob a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Semi-integrada, o que significa que a empresa contratada deve elaborar um projeto executivo com base em um projeto básico existente, além de realizar os trabalhos de execução. O prazo para conclusão da duplicação e restauração é de 750 dias corridos.