O fim de semana foi marcado por chuvas expressivas em todo o Paraná. Em algumas áreas, como nas regiões Centro-Oeste e Noroeste, o acumulado foi 84% superior à média histórica de dezembro. Campo Mourão registrou 313 milímetros (mm) entre sábado (7) e domingo (8), superando a média mensal de 170 mm. Em Cianorte, o volume chegou a 315 mm, frente a uma estimativa de 179,1 mm para o mês. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), essa foi a área com maior acumulado de chuva no fim de semana.
Outras localidades também tiveram volumes significativos. Em Curitiba, o total alcançou 126 mm, quase o esperado para os 31 dias de dezembro (130 mm). No Litoral, a precipitação acumulada foi de 110 mm, enquanto a média mensal é de 174,4 mm. Já em Guarapuava, na região central, choveu 150 mm contra uma média histórica de 186 mm para o mês. “A chuva foi homogênea. Mesmo em regiões como Norte, Norte Pioneiro e extremo Noroeste, mais próximo da divisa com São Paulo, a precipitação acumulada bateu na casa dos 70 mm, reflexo de um sistema frontal uniforme que fica até quarta-feira (11) no Paraná, quando começa a se dissipar para a região Sudeste do País. Aí sim teremos pontos de abertura de sol”, explicou Júlia Crepaldi Munhoz, meteorologista do Simepar.
A previsão para os próximos dias, no entanto, é de pouca estabilidade. Na sexta-feira (13), uma frente fria deverá atingir o Paraná, provocando queda nas temperaturas, possíveis tempestades no Oeste e novamente chuvas generalizadas entre sábado (14) e domingo (15). “O fim de semana também será chuvoso”, afirmou a meteorologista. Para a segunda quinzena de dezembro, que compreende as celebrações de Natal e Ano-Novo, a tendência é que o volume acumulado de chuvas fique dentro ou abaixo da média climatológica, com temperaturas dentro da normalidade para o período.
De acordo com o boletim mais recente da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, divulgado às 11h desta segunda-feira (9), 17 municípios paranaenses foram particularmente impactados pelas chuvas fortes, afetando 5.993 pessoas, deixando 66 desalojadas e danificando 681 residências. Entre os municípios mais atingidos, Enéas Marques, no Sudoeste, concentrou o maior número de ocorrências, com 5 mil pessoas afetadas. Colombo, na região de Curitiba, teve 800 moradores prejudicados, seguido por Paulo Frontin, no Sul, com 80 pessoas afetadas.