O objetivo é levar inclusão digital às mulheres que vivem em áreas rurais. A Celepar, em parceria com o IDR-Paraná e o Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Luciana Saito Massa, idealizadora do Programa Mulheres do Campo, realizará uma edição especial do Programa de Inclusão Digital, voltada exclusivamente para essas mulheres, permitindo o uso eficaz de smartphones.
O curso não apenas busca promover a inclusão digital, mas também contribuir para o empoderamento dessas mulheres, oferecendo ferramentas que podem aumentar sua autonomia e eficiência no trabalho e na vida pessoal. “Fico feliz em perceber que as nossas ações dentro do Estado estão chegando a todas as mulheres. Vivemos em um mundo conectado e hoje precisamos saber lidar com isso. Queremos abrir as portas da tecnologia também para as mulheres da zona rural. Este é um momento especial, uma oportunidade valiosa para que elas superem barreiras e transformem a tecnologia em aliada nas suas vidas”, afirmou a primeira-dama.
O presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, também ressaltou a importância do programa. “O Programa de Inclusão Digital reflete nosso compromisso em reduzir a desigualdade no acesso à tecnologia, especialmente nas áreas rurais. Com essa iniciativa voltada para as mulheres do campo, queremos mostrar que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa no dia a dia, promovendo mais autonomia e melhorando a qualidade de vida dessas trabalhadoras”, disse ele.
Criado pela Celepar em 2013, o Programa de Inclusão Digital já beneficiou mais de 18 mil pessoas em cem municípios do Paraná. O programa é desenvolvido em colaboração com órgãos estaduais, prefeituras, associações de moradores, instituições de ensino e outras entidades que atendem à população.