O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria para facilitar a solicitação do auxílio por incapacidade temporária ao trabalho, também conhecido como auxílio-doença. Agora, os segurados podem iniciar o requerimento em 2,6 mil agências dos Correios em todo o país.
O envio digital da documentação médica é feito por meio do Atestmed, uma ferramenta do INSS que permite o upload de laudos médicos e a análise dos casos. O piloto dessa parceria começou em março deste ano em Fortaleza (CE). Com a expansão anunciada nesta segunda-feira (15), os trabalhadores não precisarão mais agendar uma perícia presencial com um médico federal para pedir o benefício.
A iniciativa visa acelerar a concessão do auxílio-doença para segurados do INSS que precisam se afastar do trabalho por até 180 dias. Atualmente, o tempo médio de análise desses pedidos é de 15 dias. As agências dos Correios se juntam a 1,6 mil unidades da previdência social e outros canais de atendimento, como o aplicativo Meu INSS, o site e a Central 135.
Espera-se que essa medida beneficie especialmente segurados que têm dificuldades de acesso à internet ou de uso do aplicativo Meu INSS, permitindo-lhes fazer o requerimento mais perto de suas residências.