Levar marmita ao trabalho é hábito de 56% dos trabalhadores brasileiros, aponta estudo

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A maioria dos trabalhadores brasileiros (56% do total) leva marmita ou um lanche para se alimentar no ambiente de trabalho. A pesquisa Panorama da Alimentação no Trabalho foi realizada pelo Instituto QualiBest, encomendada pela Sapore, uma multinacional brasileira de serviços de alimentação e facilities.

Desse total apontado pelo estudo, 42% disseram levar marmita para o trabalho, enquanto os outros 14% optam por lanches ou salgados. O levantamento, que entrevistou 816 pessoas de todas as regiões do país, foi apresentado durante o 2º Seminário Aberc (Associação Brasileira de Refeições Coletivas) em São Paulo. Os participantes da pesquisa puderam escolher mais de uma opção.

De acordo com o relatório, além dos que trazem sua própria comida, 31% dos entrevistados compram marmitas ou lanches na rua, 28% utilizam o vale-refeição/alimentação, 21% fazem uso de restaurantes corporativos e 7% relataram não se alimentar no ambiente de trabalho. O estudo, que focou em entender a alimentação em restaurantes corporativos, revelou que 87% dos participantes consideram esses locais um grande benefício para os funcionários.

A Associação Brasileira de Refeições Coletivas destaca que o setor de refeições coletivas movimenta mais de R$ 21 bilhões anualmente na economia brasileira, alimentando mais de 37 milhões de pessoas em empresas, hospitais e instituições de ensino públicas e privadas.

A pesquisa também revelou que 45% dos trabalhadores brasileiros gastam entre R$ 220 e R$ 440 mensais com alimentação no trabalho. Outros 18% disseram gastar entre R$ 450 e R$ 660, enquanto 23% não gastam nada devido ao acesso a restaurantes corporativos.

Quanto às preferências alimentares, o levantamento mostrou que o prato feito, composto por arroz, feijão, proteína e acompanhamento, é preferência de 77% dos trabalhadores, indicando uma busca por alimentação equilibrada. Apesar disso, 72% dos usuários de restaurantes corporativos se mostraram abertos à ideia de ter pratos temáticos, como comida oriental, italiana ou mineira, considerando a possibilidade uma ótima maneira de explorar novas culinárias.

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