Nesta quarta-feira, 20 de novembro, conhecido como o Dia da Consciência Negra no Brasil, será celebrado pela primeira vez como feriado nacional. A data, marcada pela luta contra o racismo e pela igualdade racial, cairá em uma quarta-feira neste ano de 2024.
Em 21 de dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.759/2023, que oficializa o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país. A proposta teve início no Senado Federal em 2017, a partir de um projeto do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), e chegou à Câmara dos Deputados em 2021, onde a deputada Reginete Bispo (PT-RS) atuou como relatora.
“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, declarou a deputada Reginete Bispo durante a aprovação do projeto de lei.
A escolha da data está relacionada com o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes da resistência negra contra a escravização no período colonial brasileiro. Antes de se tornar nacional, o feriado já era observado em cerca de 1,2 mil municípios e em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.