15 de Novembro: saiba a origem e a história do feriado da Proclamação da República

InícioBrasil15 de Novembro: saiba a origem e a história do feriado da Proclamação da República

Nesta sexta-feira, 15 de novembro, é celebrado o Dia da Proclamação da República, um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Em 1889, esse evento marcou uma mudança drástica na estrutura política do país, acabando com o período monárquico e estabelecendo o regime republicano.

O dia 15 de novembro é oficialmente um feriado nacional em todo o Brasil. Quanto à possibilidade de emendar com o dia 14 de novembro, isso fica a critério exclusivo das empresas. O dia 14 é considerado um dia normal de trabalho, mas pode haver folga dependendo do acordo firmado entre empregador e empregado.

O que aconteceu em 15 de novembro?

A proclamação em 1889 foi fruto de um movimento político crescente contra a monarquia. A partir da década de 1870, partidos republicanos ganharam força.

A monarquia se tornou vulnerável diante desses movimentos. Marechal Deodoro da Fonseca conduziu um golpe militar que derrubou o imperador Dom Pedro II, instaurando a República. Com essa mudança, o Brasil passou a ter presidentes eleitos como chefes de governo.

No mesmo dia do golpe, Dom Pedro II tentou sem êxito formar um novo gabinete. O anúncio oficial da república foi feito pelo vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio. Dois dias após esses eventos, a família real portuguesa deixou o Brasil rumo a Portugal, com Deodoro da Fonseca assumindo como o primeiro presidente do Brasil.

Compartilhe esta publicação