O Brasil bateu o recorde histórico de turistas internacionais visitando o país, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo. Em 2023, o número chegou a mais de 6,621 milhões de viajantes estrangeiros, superando a marca anterior de 2018, que registrava 6.621.376 turistas. Este é o maior número da série histórica iniciada em 1970. O Plano Nacional de Turismo (PNT) tem como meta alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.
“Temos investido na melhoria da infraestrutura turística do Brasil, com obras que vão de Norte a Sul, também temos apoiado o setor com liberação de recursos, por meio do Fungetur [Fundo Geral do Turismo], que ajudam a estruturar toda cadeia, que fica mais preparada para receber esses turistas. Além, é claro, de fazer promoção dos nossos destinos em grandes eventos internacionais, mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino, conforme comunicado oficial da pasta.
O Ministério do Turismo ressaltou que o resultado de 2023 supera outros anos marcantes para o setor, como 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo FIFA, e 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Somados, esses dois anos registraram um total de 12,9 milhões de desembarques de visitantes internacionais no Brasil.
Com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros, o governo federal tem executado uma série de ações. Em dezembro de 2023, foi inaugurado o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe, localizado no Rio de Janeiro. “Para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da ‘Marca Brasil’, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior – agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico”, explicou a pasta em nota.
Além disso, o Brasil lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, em parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. A iniciativa busca promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países com foco em atrativos naturais, experiências gastronômicas e hospitalidade da região.