Brasil registra mais de 341 mil acidentes com animais peçonhentos em 2023, com aranhas responsáveis por 43 mil casos

InícioSaúdeBrasil registra mais de 341 mil acidentes com animais peçonhentos em 2023, com aranhas responsáveis por 43 mil casos

O Brasil registrou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de todo o ano de 2023, sendo 43.933 ocasionados por aranhas. O número representa 12% do total. O Ministério da Saúde alerta que as aranhas são, atualmente, o segundo maior causador de envenenamentos por animais peçonhentos no país, atrás apenas dos escorpiões.

“Acidentes por animais peçonhentos representam um importante desafio para a saúde pública no Brasil. Devido à rica biodiversidade e ao clima tropical favorável, o país abriga uma grande variedade de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, cujas picadas ou mordidas podem resultar em graves consequências para a saúde humana”, destacou a pasta.

Segundo o ministério, embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no Brasil, todas fazem parte do convívio humano, seja dentro de casa, em quintais ou parques. Os chamados soros antivenenos, incluindo o soro antiaracnídico, são distribuídos exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser disponibilizados por hospitais públicos, filantrópicos e privados, desde que seja garantido tratamento sem custo ao paciente.

© Léo Rodrigues/Agência Brasil

Compartilhe esta publicação