Banho de mar seguro: confira as orientações do Corpo de Bombeiros para prevenir afogamentos no litoral

InícioGeralBanho de mar seguro: confira as orientações do Corpo de Bombeiros para prevenir afogamentos no litoral

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) oferece orientações práticas para garantir que momentos de lazer na praia não sejam prejudicados por acidentes. As principais recomendações para os banhistas incluem se banhar em áreas protegidas por guarda-vidas, observar as orientações das bandeiras e evitar o consumo de álcool antes de entrar no mar.

As praias do Paraná, populares durante a temporada de verão, têm recebido grande número de turistas atraídos por shows de artistas renomados, atividades variadas e uma infraestrutura que cresce a cada ano. Apesar do perfil diverso dos visitantes, que vão desde grupos em busca de diversão até aqueles que preferem descanso, o banho de mar continua sendo uma atividade amplamente apreciada. Contudo, exige atenção para evitar riscos, conforme alerta o CBMPR.

“A principal orientação é sempre procurar a faixa protegida por guarda-vidas para garantir um banho de mar mais seguro”, destaca a 1º tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, que atua no Litoral durante o Verão Maior Paraná 2024/2025. Além disso, ela ressalta a importância de outras práticas, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água e manter crianças sempre supervisionadas por um adulto, a uma distância máxima de um braço. “Assim, se acontecer qualquer situação ali na água, o adulto tem condições de auxiliar rapidamente a criança”, orienta a oficial.

O trabalho preventivo dos guarda-vidas tem sido intenso ao longo do verão. Entre 14 de dezembro e 5 de janeiro, foram realizadas 30.333 advertências, alertando banhistas em locais perigosos ou em situações de risco, e 83.936 orientações reforçando os cuidados. Também foram realizadas 6.953 sinalizações com bandeiras, palestras e campanhas educativas. Contudo, 661 pessoas precisaram ser resgatadas no mar, 44 em situação de afogamento. Infelizmente, 10 mortes foram registradas, todas em áreas sem a presença de guarda-vidas, reforçando a importância de seguir as orientações da corporação.

Para garantir a segurança dos banhistas, o CBMPR conta com um sistema de bandeiras. As áreas protegidas são delimitadas por bandeiras bicolores (vermelho e amarelo), enquanto bandeiras pretas indicam locais sem guarda-vidas, onde não é seguro entrar no mar. Além disso, há bandeiras coloridas que informam as condições do mar: verde para baixo risco, amarelo para risco moderado e vermelho para alto risco. “A bandeira verde indica um baixo risco […] Já quando temos a bandeira vermelha, é sinal de alto risco. É preciso tomar ainda mais cuidado e atenção naquele local”, explica a tenente Ana Paula. Também são usadas bandeiras de perigo, para áreas específicas com correntes fortes ou buracos, e bandeiras duplas vermelhas, que indicam praias interditadas por condições meteorológicas adversas, como ventos fortes ou raios.

O cuidado com crianças é outro ponto de atenção para quem vai à praia. Entre 14 de dezembro e 5 de janeiro, os bombeiros registraram 451 casos de crianças desencontradas dos responsáveis. Para ajudar, estão sendo distribuídas pulseiras de identificação; até agora, 9.781 pulseiras foram entregues. Durante o mesmo período, também foram registrados 11.859 incidentes relacionados a águas-vivas, mostrando a necessidade de cuidados dentro e fora do mar.

A programação completa do Verão Maior Paraná, incluindo 33 shows gratuitos de artistas nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná, além de eventos esportivos e outras atividades no Litoral e região Noroeste, pode ser conferida no site oficial do Governo do Paraná: pr.gov.br/verao.

Compartilhe esta publicação