A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná orienta pais e responsáveis a atualizarem as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes durante as férias de julho. A medida visa garantir proteção durante e após as viagens, sejam elas dentro do Estado, do País ou para o exterior.
Para viagens no Brasil, é essencial atualizar vacinas contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano. Para viagens ao exterior, é necessário seguir as orientações de cada país, incluindo o prazo para imunização antes da viagem. No Paraná, há 1.930 salas de vacinação disponíveis para atualização.
A imunização é um direito do cidadão e uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), vacinas previnem mais de 20 doenças fatais e evitam cerca de 2 a 3 milhões de mortes anualmente por difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.
Virginia Dobkowski Franco dos Santos, chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, destaca que o período de férias é ideal para atualizar a vacinação de toda a família. “É uma forma de cuidado que traz benefícios, previne doenças e evita problemas futuros. As vacinas estão disponíveis em todo o Paraná durante o ano todo”, afirma.
A Sesa também reforça que a vacina contra a gripe é uma aliada importante para a defesa do organismo no inverno. Disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias a partir de seis meses de idade, ela ajuda a prevenir doenças respiratórias.
Fernanda Crosewski, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, enfatiza a importância da vacinação contra a gripe. “Com a chegada do inverno, doenças respiratórias como a gripe são comuns em crianças. As famílias devem usar as férias escolares para atualizar o calendário de vacinação dos pequenos”, recomenda.
De acordo com o painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde, até maio, a cobertura vacinal de crianças até 2 anos no Paraná é a seguinte: BCG (88,21%), Hepatite B (84,64%), Febre Amarela (74,24%), Hepatite A (80,41%), Meningocócica conjugada C (69,18%), Pentavalente (85,65%), Pneumocócica 10-valente (80,18%), Poliomielite injetável (85,29%), Rotavírus humano (82,60%), Tríplice Viral-D1 (92,08%), Varicela/Tetraviral (74,05%), DTP (1º reforço) (77,96%), Meningocócica conjugada C (1º reforço) (68,63%), Pneumocócica 10 (1º reforço) (79,41%), Poliomielite oral (77,56%).
Finalidade das principais vacinas ofertadas no Paraná:
- BCG: Protege contra formas graves de tuberculose.
- Pentavalente: Contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
- Pneumocócica 10-valente: Contra pneumonia e meningite.
- Meningocócica C: Contra meningite.
- Rotavírus: Contra diarreia e desidratação.
- VIP: Contra poliomielite.
- VOPb: Contra poliomielite.
- Dupla Adulto (dT): Contra difteria e tétano.
- Tríplice Viral: Contra sarampo, caxumba e rubéola.
- Tríplice Bacteriana (DTP): Contra difteria, tétano e coqueluche.
- dTpa: Administrada em gestantes, protege contra difteria, tétano e coqueluche.
- Varicela: Contra catapora.
- HPV: Protege contra papilomavírus humano e câncer de colo do útero.
- Febre Amarela: Recomendada para viagens para áreas endêmicas fora do Paraná.
Texto adaptado de: Folha de Irati