Assembleia Legislativa do Paraná celebra 12 anos do projeto Especialistas da Alegria

InícioParanáAssembleia Legislativa do Paraná celebra 12 anos do projeto Especialistas da Alegria

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, na última quinta-feira (28), uma solenidade para homenagear o projeto “Especialistas da Alegria”, que completou 12 anos de atuação em hospitais de Curitiba e outras localidades. A iniciativa, proposta pelo deputado Fabio Oliveira (Podemos), destacou o impacto positivo do grupo de palhaços voluntários no processo de humanização e recuperação de pacientes.

Durante o evento, Fabio Oliveira enfatizou a importância dos “Especialistas da Alegria” na transformação de ambientes hospitalares. “Os pacientes e seus familiares enfrentam situações delicadas, momentos de insegurança. Eles [os Especialistas] oferecem conforto para quem está nos hospitais”, afirmou o deputado, que usou uma gravata borboleta colorida em alusão aos palhaços. A homenagem reuniu 31 integrantes do grupo que, ao longo de mais de uma década, realizaram mais de 500 mil intervenções artísticas em quatro hospitais da capital paranaense.

Entre os homenageados estava Jefferson Bertoldi, conhecido como o palhaço Dr. eNe, um dos fundadores e coordenador do projeto. Visivelmente emocionado, ele relembrou como, em 2012, um pequeno grupo de amigos uniu esforços para iniciar uma iniciativa que cresceu ao ponto de transformar vidas em ambientes hospitalares. “A presença deles alivia o sofrimento das nossas crianças com câncer, reduz a ansiedade. Estudos científicos comprovam que fazer rir aumenta a imunidade”, destacou o médico Robson de Castro Coelho, diretor técnico do Hospital Erastinho, uma das instituições onde o grupo atua.

Outro importante depoimento veio de Ângela Maria Pattene, paciente oncológica do Hospital Erasto Gaertner. Ela reforçou o significado emocional do trabalho dos palhaços para os pacientes. “Tive a sorte de ser acompanhada, durante meu tratamento, por esses especialistas. Foi muito forte esse apoio, guardo muitas lembranças. Foram momentos inesquecíveis”, disse Ângela, que finalizou: “Sejamos todos como eles, vamos espalhar alegria.”

A solenidade também foi marcada pela apresentação da “Palhaçata de Natal”, interpretada pelo grupo “Especialistas da Alegria Kids”, que trouxe um espírito natalino ao encontro. Autoridades, amigos e representantes de diversas instituições lotaram o Plenário Waldemar Daros, e a sessão contou com transmissão ao vivo pelas plataformas da Assembleia Legislativa e no YouTube.

Desde 2012, o projeto se dedica a humanizar espaços hospitalares por meio de performances artísticas que conectam crianças, adultos, idosos e profissionais de saúde, levando conforto e alegria. Para a Drª Fófys, interpretada por Regiane Menin, que participa do projeto desde sua fundação, a missão é transformar experiências hospitalares: “Vocês não sabem a diferença que faz a presença dos voluntários. Muitos estão sozinhos num quarto de hospital.” Já Flávia Bertoldi, a Drª Filó, diretora executiva do projeto, destacou a coragem de enfrentar ambientes desafiadores. “Transformar a dor em sorrisos não é fácil”, declarou.

Um dos marcos apresentados na solenidade foi o lançamento da primeira pós-graduação em palhaçaria hospitalar do mundo, implementada pela Escola de Palhaçaria Hospitalar (EPAH) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O curso multidisciplinar visa capacitar palhaços para desempenharem um trabalho técnico e artístico em instituições de saúde, promovendo a humanização do atendimento.

Nos últimos três anos, os “Especialistas da Alegria” também estenderam suas atividades à cidade de Paranaguá, realizando ações em escolas, instituições e comunidades das ilhas do Litoral do Paraná. Entre os 31 homenageados presentes na cerimônia, foi unânime o sentimento de gratidão e reconhecimento pelo impacto positivo das intervenções artísticas realizadas.

A cerimônia terminou com a entrega de diplomas de Menção Honrosa aos integrantes, contendo a mensagem: “Votos de congratulações por fazer florescer tudo o que é bom – alegria, esperança, saúde, fé, sonhos e, é claro, muita diversão.”

Compartilhe esta publicação