De 10 a 12 de novembro, o Eurogarden, conhecido como “o bairro mais sustentável do mundo”, sediará a Arena Sustentável Maringá. O evento é promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação com o apoio da Universidade Estadual de Maringá e da Prefeitura de Maringá, além de ter consultoria da Geração Social, empresa especializada em auxiliar negócios a adotar práticas de responsabilidade social. Durante a Arena, os visitantes poderão entender melhor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conferir ações práticas adotadas por empresas maringaenses que conquistaram os selos ODS, uma identificação que atesta que elas estão no caminho para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. A certificação em Maringá é promovida pelo Instituto ACIM e Sebrae.
No total, são 17 selos, obtidos por quem aplica diferentes ações que contribuam para os objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas como fundamentais para a manutenção da vida no planeta. O GMC, organizador do evento, já conquistou quatro selos com diferentes projetos. Em 2017, com a arrecadação de alimentos promovida pelo “Dia do Bem”, veio o selo 2, que contempla ações que contribuam para a erradicação da fome. Em 2021, três novos selos foram conquistados: o Boletim Cidadania e Sustentabilidade, com temas sobre consumo sustentável produzido e veiculado pela CBN Maringá, contemplou o objetivo 12 – consumo e produção responsáveis; o Passeio Ciclístico da Primavera foi contemplado pela promoção de saúde e bem-estar (objetivo 3); e a produção de energia limpa, com a usina fotovoltaica implantada pelo Grupo, resultou em um selo pelo objetivo 7. “Isso é parte de uma nova postura empresarial e executiva, na qual as marcas precisam se comprometer com o desenvolvimento socioambiental”, diz o CEO do GMC, Alexandre Barros.
Além dos três dias de evento, o Grupo utilizará seus meios de comunicação para levar informações sobre os diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. “Vamos reunir mais de 30 empresas que aplicaram práticas mais sustentáveis e vão poder expor ao público como cada um pode melhorar o mundo um pouquinho por meio de pequenas ações. Com as três rádios que fazem parte do Grupo (Maringá FM, MIX FM Maringá e CBN Maringá) e com o Portal GMC Online, vamos dar visibilidade aos ODS a um público de mais de um milhão de pessoas da cidade e da região”, diz a diretora de conteúdo do GMC, Jany Lima.
Os 17 ODS da ONU são:
- Erradicação da pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia limpa e acessível
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação.
Confira as empresas que estarão presentes no evento falando sobre as ações sustentáveis que adotam:
EUROGARDEN
SUPERMERCADO AMIGÃO
WE COMUNICAÇÃO VISUAL
COLEGIO PREMERE
ADITA
CIMFLEX
CRIVIALLI
USINA SANTA TEREZINHA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CARMELITA
COCAMAR
ADVOCACIA SLEDER
TOTALMIX
SUN MOBI
MANIPULAÇÃO FARMÁCIAS SÃO PAULO
TECNOSPEED
A YOSHII E INSTITUTO YOSHII
BRDE
INSTITUTO SALVAR
CRESOL
HUNGARO TRANSPORTES
1500 TRANSPORTES
Texto adaptado de: Jornal Noroeste.