Aposentados podem consultar descontos ilegais pelo Meu INSS; confira como fazer

InícioNotíciasAposentados podem consultar descontos ilegais pelo Meu INSS; confira como fazer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, nesta terça-feira (13), o envio de notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios por meio de associações. As mensagens estão sendo veiculadas pelo aplicativo Meu INSS. Para acessá-las, os usuários devem baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android. O download pode ser realizado pela App Store, no caso de celulares iPhone, ou pela Google Play Store, para outros dispositivos.

Após baixar o Meu INSS, é necessário criar uma conta usando login e senha, sendo obrigatório informar o CPF. A senha gerada também pode ser usada para acessar outros serviços do sistema Gov.br, que unifica diversos portais de atendimento público. Outra opção para criação de conta no Meu INSS é utilizar o internet banking de bancos credenciados, por meio da funcionalidade “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.

Com a conta ativa, o usuário deve clicar no ícone de um sino localizado no canto superior direito, acessar “Configurar Notificações” e habilitar a opção “Permitir notificações”.

O INSS informou que há dois tipos de mensagem: uma para beneficiários que sofreram descontos, transmitida a partir desta terça-feira (13), e outra já enviada anteriormente para aqueles que não tiveram nenhum desconto. No caso da ausência de descontos, a mensagem tranquiliza o usuário: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários que identificarem descontos poderão consultar o nome da entidade relacionada ao valor descontado por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo Meu INSS. Nesse momento, será possível declarar se os descontos foram autorizados ou não. Em caso de valores não autorizados, será permitida a solicitação de devolução diretamente pelo app, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também antecipou que fornecerá em breve um manual detalhado com o passo a passo para solicitar a devolução.

O instituto alerta sobre a possibilidade de golpes e reforça que o contato com beneficiários será exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, não sendo realizadas ligações ou envio de mensagens por SMS. A central de teleatendimento do INSS pelo número 135 está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, para sanar dúvidas ou auxiliar usuários com dificuldade de acesso ao aplicativo. Os horários mais indicados para ligação são após as 16h e aos sábados.

Por fim, o INSS orienta: “Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais.”

Compartilhe esta publicação