Aposentadoria em 2025: Confira as idades mínimas, tempo de contribuição e regras de transição

InícioBrasilAposentadoria em 2025: Confira as idades mínimas, tempo de contribuição e regras de transição

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador deve observar as normas estabelecidas pela Reforma da Previdência, aprovada em 2019. A idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição foi ajustada, com aumento de seis meses a cada ano. Em 2025, as mulheres precisam ter 59 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto, para os homens, a idade mínima é 64 anos com 35 anos de tempo de contribuição. Até 2031, a idade mínima para as mulheres será de 62 anos, e, para os homens, será de 65 anos a partir de 2027.

No sistema de pontuação, que considera a soma da idade e do tempo de contribuição, também ocorrem mudanças. Em 2025, as mulheres precisam atingir 92 pontos com, no mínimo, 30 anos de contribuição. Para os homens, a soma necessária é de 102 pontos, com pelo menos 35 anos de contribuição pelo INSS. Já os professores possuem regras específicas. Para as professoras, são requisitados 87 pontos, e, para os professores, 97 pontos, desde que o tempo mínimo de contribuição seja de 25 anos para elas e 30 anos para eles no magistério. Este sistema de pontos aumentará anualmente até alcançar 100 para professoras e 105 para professores.

As regras de transição do pedágio contemplam os trabalhadores próximos da aposentadoria. O pedágio de 50%, por exemplo, exige que o trabalhador cumpra um período adicional equivalente a metade do tempo que faltava para completar o tempo de contribuição na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo que faltava. Este método pode garantir um benefício mais vantajoso. No pedágio de 50%, as mulheres necessitam trabalhar mais metade do tempo faltante para completar 30 anos e os homens, mais metade do tempo faltante para alcançar 35 anos de contribuição. No pedágio de 100%, a idade mínima é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens. Por exemplo, faltando dois anos para se aposentarem, os trabalhadores teriam que permanecer mais quatro anos no serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma ferramenta no aplicativo oficial para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para solicitar a aposentadoria. Informações detalhadas e as regras completas podem ser consultadas diretamente no site do INSS.

Compartilhe esta publicação