Anatel libera sinal 5G para todas as cidades do Brasil com 14 meses de antecedência

InícioBrasilAnatel libera sinal 5G para todas as cidades do Brasil com 14 meses de antecedência

A partir desta segunda-feira (2), as operadoras de telefonia podem instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do Brasil. A autorização veio após a conclusão das ações que eliminaram as interferências impedindo a ativação do sinal nos 5.570 municípios brasileiros.

No último dia 26, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), destinada ao 5G. Apesar do anúncio, a liberação oficial do sinal ocorreu nesta segunda-feira. Antes da chegada do 5G, essa faixa era ocupada por serviços de radiodifusão e televisão aberta via satélite, principalmente por antenas parabólicas, que usavam a Banda C. Essas transmissões operavam na faixa de 3,7 GHz a 6,4 GHz, muito próxima da frequência destinada ao 5G.

Nos últimos anos, a Anatel conduziu um trabalho em duas frentes. A primeira foi a migração da Banda C, que envolveu a desocupação de 1.482 estações satelitais profissionais (FSS). Esses serviços atendiam emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até a Aeronáutica, que operavam na Banda C Estendida. Esse processo foi concluído em março deste ano, dois anos antes do previsto no cronograma. A segunda etapa foi a mitigação das interferências por meio da instalação de filtros nas parabólicas e a distribuição de cerca de 4,3 milhões de kits de conversão gratuitos às famílias beneficiárias de programas sociais federais que dependem da parabólica tradicional para acesso ao sinal aberto de TV.

Todo o processo foi coordenado pela EAF, entidade que reúne as operadoras de telefonia que venceram o leilão do 5G. Agora, com a faixa liberada, as operadoras têm autorização para instalar o sinal em qualquer cidade do Brasil. No entanto, o edital do leilão prevê que a ativação deverá ser obrigatória em todos os municípios somente até 2029.

A conclusão do processo de “limpeza” da frequência ocorreu nesta segunda-feira com a eliminação das interferências em 190 municípios da Bahia, encerrando as etapas 14 meses antes do prazo previsto. Segundo a Anatel e a EAF, beneficiários de programas sociais podem agendar a instalação gratuita do kit pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.

A liberação da faixa de 3,5 GHz utilizou uma estratégia semelhante à adotada no desligamento da televisão analógica. Para abrir a frequência de 700 megahertz (MHz) para a tecnologia 4G, operadoras de celular também custearam a distribuição de antenas UHF e conversores para televisão digital às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Compartilhe esta publicação