Os alunos da Escola Pequeno Príncipe, ligada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bandeirantes (APAE), deram início às celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI) nesta segunda-feira (21) com uma passeata.
Este evento, que ocorre em todas as APAEs do país, visa dar destaque às ações em prol dos direitos das pessoas com deficiência, bem como promover a reflexão e a defesa desses direitos, além de fomentar a inclusão dessas pessoas em diversos aspectos da sociedade.
O tema escolhido para este ano, “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, ressalta a importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que atuam em seu benefício.
Em entrevista ao jornal Folha do Norte a diretora da escola Sonia Rossato frisou o quanto é primordial ter a atenção voltada para as pessoas portadoras de alguma deficiência, ainda mais num mundo tecnológico e na era das redes e mídias sociais. “Temos um programa aqui em que os nossos alunos são empregados em empresas e isso trabalha a autonomia e a independência da pessoa, isso é muito importante para o dia a dia deles. Além disso trabalhamos em um projeto que cria uma sala multimídia para levar a tecnologia aos alunos, já que uma educação monótona não chama tanto a atenção, tudo isso é muito pensado para melhorar a vida dos alunos”, explicou Sonia Rossato.
A diretora disse ainda que esse ano a Expoban criou o concurso de rainha e princesa especial. “Duas das nossas alunas foram coroadas rainha e princesa e estão muito felizes, e nós também, pela criação desse concurso”, ressaltou.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada de 21 a 27 de agosto, conforme estabelecido pela Lei nº 13.585/2017. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento, promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.
Texto adaptado de: Folha do Norte.