O filme “A Casa Amarela”, obra do cineasta paranaense Adriel Nizer, foi laureado com o prêmio de melhor roteiro no prestigiado Festival de Cinema de Gramado. Este curta-metragem, que contou com o apoio do Governo do Paraná através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), foi celebrado no evento ocorrido no último sábado (17) no Palácio dos Festivais em Gramado.
Adriel Nizer, oriundo de Curitiba e formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), explorou em seu filme a complexidade das relações humanas. “’A Casa Amarela’ se propõe a contar uma história mais clássica, com três atos definidos, e eu acredito que essa criação mais cuidadosa de personagens e o fato de conseguirmos fazer com que essa relação entre personagens tão distintos se desenvolva em uma conexão significativa, foram os diferenciais para o roteiro do filme”, compartilhou Nizer.
O festival, um dos mais significativos do cinema nacional, selecionou 45 produções para a competição deste ano de um total de 1.800 inscritos. “A Casa Amarela” representou o Paraná e também estreou no Canal Brasil durante o festival.
Luciana Casagrande Pereira, secretária estadual da Cultura, ressaltou o avanço do setor audiovisual no estado, creditando o sucesso aos talentos locais e ao apoio governamental. “O Paraná tem um caminho admirável no cinema e nos últimos anos o setor audiovisual paranaense tem se desenvolvido com muita força”, afirmou.
Salete Machado Sirino, reitora da Unespar, também destacou a importância do programa acadêmico em enriquecer o cenário cultural e profissional do cinema. “Essas premiações evidenciam a contribuição do Curso de Cinema e Audiovisual da Unespar para a formação de profissionais capacitados na área socioeconômica do audiovisual”, disse Sirino.
Adriel Nizer, já reconhecido por seu trabalho anterior, “Alice Júnior”, que participou de festivais internacionais, incluindo o Festival de Berlim, continua a fazer nome no cenário cinematográfico tanto nacional quanto internacional.