Adiamento da Sessão do Congresso gera atraso, porém não impacta expectativa de anulação de vetos do Marco Temporal

InícioGeralAdiamento da Sessão do Congresso gera atraso, porém não impacta expectativa de anulação de vetos do Marco Temporal

A despeito do novo adiamento da Sessão do Congresso Nacional destinada à análise do projeto do Marco Temporal, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, mantém a posição de que a bancada rejeitará os vetos do Presidente Lula à proposta. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lupion assegurou que na próxima sessão do Congresso a vitória está garantida, com amplo apoio dos líderes partidários e a certeza quanto ao número de votos necessários para a derrubada dos vetos.

Para reverter um veto presidencial, são necessários 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 no Senado Federal. Na votação do projeto do Marco Temporal (PL 490), foram obtidos 283 votos na Câmara e 43 no Senado, mesmo com algumas ausências de parlamentares da FPA nas respectivas sessões.

O novo adiamento da Sessão, inicialmente marcada para a última quinta-feira (23), foi atribuído pelo deputado Lupion ao “descumprimento de acordos por parte do governo” relacionados aos vetos a projetos vinculados ao Novo Arcabouço Fiscal e ao CARF. Esse descumprimento levou os líderes a cancelarem a sessão mais uma vez, adiando a apreciação das matérias.

Na agenda do Congresso, estão também vetos a outros projetos de interesse do agronegócio brasileiro, como aqueles feitos ao PL do Autocontrole, que autoriza a contratação de serviços privados para apoiar a defesa agropecuária brasileira.

Texto adaptado de: Folha do Norte

Compartilhe esta publicação